Comida Típica

Comida Típica - Guia de Hotéis, Pousadas e Lazer

Promocao Passagens Aereas

Litoral Norte

Comida Típica

1 peixe de mais ou menos 1 kg (cavala, tainha, badejo, robalo) cortado em postas; 3 tomates; 1 cebola grande em rodelas; 2 colheres de sopa de óleo de soja ou azeite; 2 dentes de alho espremidos; 1 xícara de chá de coentro batido; 1 xícara de chá de salsinha batida; algumas folhas de alfavaca, 2 pimentas malaguetas esmagadas ou do reino e sal a gosto; 4 bananas d’água nanicas verdes e cortadas de comprido, ao meio.
Pegue o peixe já limpo e cortado em postas. Adicione algumas gotas de limão, o alho espremido, sal e pimenta do reino. Deixe tomar gosto por 20 minutos. Numa panela de barro, deite o óleo e aqueça a panela. Coloque em camadas as postas de peixe, os temperos e os pedaços de banana. Coloque água suficiente para cobrir tudo, cozinhando porém, sem deixar o peixe e a banana quebrarem. Retire um pouco do caldo, junte farinha de mandioca e urucum em pó para dar uma cor. Corrija os temperos adicionando mais pimenta no pirão, se necessário. Sirva com arroz branco.
 
 
Ingredientes
4 linguados
pimenta
sal
1 ramo de tomilho
1 folha de louro
1 maço de salsa
2 ½ limões
3 gemas
1 ½ xícara (de chá) de manteiga

Modo de Preparar
Prepare o linguado: tire as tripas, escame a pele branca e tire a pele escura, partindo da cabeça e puxando para o rabo. Faça dois cortes leves e paralelos na parte branca, atravessados. Tempere com o tomilho, louro, sal e pimenta, de ambos os lados.
Corte um limão e esprema sobre o peixe. Derreta 2 colheres de manteiga e besunte o peixe.
Esquente a grelha do forno e coloque o peixe, deixando grelhar de ambos os lados.
Enquanto o peixe grelha, faça um molho holandês: bata as gemas com a manteiga restante. Junte o caldo de ½ limão, sal, pimenta, e 1 colher (de café) de água. Misture bem e leve para esquentar por cinco minutos em banho-maria, sem parar de bater. Passe a molheira pela água fervente e coloque metade do molho.
Mantenha quente. Lave o limão para a guarnição e corte-o em rodelas. Lave e pique a salsa. Coloque o peixe com a parte da qual foi retirada a pele para cima. Distribua a salsa picada e decore com o limão restante. Guarneça cada linguado com o molho holandês que sobrou.
Leve à mesa imediatamente e acompanhe com o molho da molheira.
Para os menos experientes: o molho holandês exige muito cuidado, pois o banho-maria não deve ferver em fogo forte. Não pode ser esquentado uma segunda vez.
Ingredientes
1/2 kg de bacalhau em postas
1 copo de leite
3 batas médias
2 dentes de alho
salsinha
1 maço de brócolis
sal
azeite
azeitonas pretas

Modo de Preparar
Deixar o bacalhau de molho por 24 horas;
Dar uma leve fervura nas postas de bacalhau com leite e água. Deixar ecorrer bem;
Mergulhá-las em bastante azeite quente pr alguns minutos para dourá-las;
Mergulhar as batatas, já cozidas e cortadas em rodelas grossas, no azeite quente para dourá-las;
Refogar o brócoilis (já cozido) no alho e óleo
Colocar as postas de bacalhau no prato, ao lado o brócolis e as batatas douradas;
Salpicar alho frito, salsinha, azeitonas e está pronto para se saborear
Pousada Ilha Bela - http://www.pousadailhabela.com.br - (11) 3010-1234 / (12) 3881-2370
Hotel Fazenda 3 PoderesHotel Águas VivasHotel Litoral NorteHotel CaraguatatubaHotel MarAluguel de CarrosAnuncie Grátis seu Carro no maior portal de compra e venda da América Latina